quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Apóstola do Espírito Santo

 
Beata Elena Guerra (1835-1914)
Elena Guerra nasceu em Lucca (Itália), no dia 23 de Junho de 1835. Viveu e c cresceu em um clima familiar profundamente religioso. Durante uma longa e enfermidade, se dedica à meditação da Palavra de Deus e ao estudo dos p Padres da Igreja, o que determina seu orientamento da vida interior e de seu a Apostolado; primeiro na Associação das Amigas Espirituais, idealizada por ela ela mesma para promover entre as jovens a amizade em seu sentido cristão, e d depois nas Filhas de Maria Em Abril de 1870, Elena participa de uma peregrinação pascal em Roma juntamente com seu pai, Antônio. Entre outros momentos marcantes, a visita às Catacumbas dos Mártires confirmam nela o desejo pela vida consagrada. Em 24 de Abril, assiste na Basílica de São Pedro a terceira sessão conciliar do Vaticano I, na qual vinha aprovada a Constituição “Dei Filius” sobre a Fé. A visita ao Papa Pio IX a comove de tal maneira que depois de algumas semanas, já em Lucca, no dia 23 de Junho, faz a oferta de toda a sua vida pelo Papa.
No ano de 1871, depois de uma grande noite escura, seguida de graças místicas particulares, Elena com um grupo de Amigas Espirituais e Filhas de Maria, dá início a uma nova experiência de vida religiosa comunitária, que em 1882 culminará na fundação da Congregação das Irmãs de Santa Zita, dedicada a educação cultural e religiosa da juventude. É neste período que Santa Gemma Galgani se tornará “sua aluna predileta”.
Em 1886, Elena sente o primeiro apelo interior a trabalhar de alguma forma para divulgar a Devoção ao Espírito Santo na Igreja. Para isto, escreve secretamente muitas vezes ao Papa Leão XIII, exortando-o a convidar “os cristãos modernos” a redescobrirem a vida segundo o Espírito; e o Papa, amavelmente solicitado pela mística Luquese, dirige à toda Igreja alguns documentos, que são como uma introdução a vida segundo o Espírito e que podem ser considerados também como o início do “retorno ao Espírito Santo” dos tempos atuais: A breve “Provida Matris Charitate” de 1895; a Encíclica “Divinum Illud Munus” em 1897 e a carta aos bispos “Ad fovendum in christiano populo”, de 1902.
Em Outubro de 1897, Elena é recebida em audiência por Leão XIII, que a encoraja a prosseguir o apostolado pela causa do Espírito Santo e autoriza também a sua Congregação a mudar de nome, para melhor qualificar o carisma próprio na Igreja: Oblatas do Espírito Santo. Para Elena, a exortação do Papa é uma ordem, e se dedica ainda com maior empenho à causa do Espírito Santo, aprofundando assim, para si e para os outros, o verdadeiro sentido do “retorno ao Espírito Santo”: Será este o mandato da sua Congregação ao mundo.
Elena, em suas meditações com a Palavra de Deus, é profundamente impressionada e comovida por tudo o que acontece no Cenáculo histórico da Igreja Nascente: Ali, Jesus se oferece como vítima a Deus para a salvação dos homens; ali institui o Sacramento de Amor, a Eucaristia; ali, aparece aos seus discípulos depois da ressurreição e ali, enfim, manda de junto do Pai o Espírito Santo sobre a Igreja Nascente.
A Igreja é chamada a realizar os Mistérios do Cenáculo, Mistérios permanentes, e, portanto, o Mistério Pascal: A Igreja é, por isto, prolongamento do Cenáculo, e, analogamente, é ela mesma como um Cenáculo Espiritual Permanente.
É neste Cenáculo do Mistério Pascal, no qual o Senhor Ressuscitado reúne a comunidade sacerdotal real e profética, que também nós, e cada fiél em particular, fomos inseridos pelo Espírito mediante o Batismo e a Crisma, e capacitados a participar da Eucaristia, que é uma assembléia de confirmados, e, portanto, semelhante a primeira comunidade do Cenáculo depois da descida do Espírito Santo. É nesta prospectiva que Elena Guerra concebe e inicia o “Cenáculo Universal” como movimento de oração ao Espírito Santo.
Elena morreu no dia 11 de Abril de 1914, sábado santo, com o grande desejo no coração de ver “os cristãos modernos” tomando consciência da presença e da ação do Espírito Santo em suas vidas, condição indispensável para um verdadeiro “renovamento da face da terra”.
Elevada à honra dos altares em 26 de Abril de 1959, justamente o Papa a definiu “Apóstola do Espírito Santo dos tempos modernos”, assim como Santa Maria Madalena foi a apóstola da Ressurreição e Santa Maria Margarida Alacoque a apóstola do Sagrado Coração.
O carisma profético de Elena é ainda atual, visto que a única necessidade da Igreja e do Mundo é a renovação contínua de um perene e “Novo Pentecostes” que por fim “renove a face da terra”.

“A vinda do Espírito Santo no Cenáculo,
foi como o beijo da reconciliação dado
por Deus à humanidade redimida no sangue de Jesus”
(Elena Guerra)

Pensamentos sobre o Espírito Santo e Pentecostes

Apóstola do Espírito Santo”

"O amor e só o amor faz tudo!"
"O Espírito Santo é a tua vida e tu não podes fazer nada de bom sem Ele."
"É necessário que o Espírito Santo forme em nós o homem novo, portanto precisamos lhe pedir com fervorosas súplicas que nos conceda esta graça; porque sem o Espírito Santo ficaremos sempre como somos!"
"Do Espírito Santo provem às almas todo o auxílio para a sua santificação. Do Espírito Santo procede a graça que faz brotar nos corações a preciosa semente da virtude. É dEle aquele divino fogo do amor que alimenta e faz crescer os bons desejos e os amadurece em obras de perfeição. Procede do Espírito Santo aquele ardor de bem querer que leva a trabalhar com santa generosidade. Do Espírito Santo emana aquela suave caridade que une o coração humano a Deus. Do Espírito Santo vem aquela paz necessária para progredir no bem. Do Espírito Santo provem as consolações que restauram e fortalecem o espírito, o suportam na dor e o impelem aos mais altos empreendimentos."
"A alma necessita do Espírito Santo, sem o qual não se encontra em nós qualquer bem. A santa Igreja adverte-nos que não pode existir nada de inocente no homem que não tenha em si o Espírito Santo. E São Paulo ensina-nos que sem o auxílio do Espírito Santo não podemos sequer invocar o santo Nome de Jesus."
"É o Espírito Santo que faz os santos. Aspirar a tão grande destino e não ser devotos do Espírito Santo é uma contradição."
"Que coisa de melhor para nós do que ser guiados e sustentados pelo Amor?"
"A nossa alma, mesmo quando é ingrata e rebelde, não pode ter melhor amigo do que o Espírito de Deus."
"O Pentecostes recorda aos cristãos a presença contínua do Espírito Santo sobre a terra. Portanto esta solenidade não é só a comemoração de um acontecimento realizado nos tempos passados, mas é a garantia de uma contínua realidade sempre viva entre nós, isto é, a presença do Espírito Santo: dado que Ele está entre nós não menos do que esteve no Cenáculo no dia de Pentecostes, embora esteja inacessível aos nossos sentidos. O Salvador assegura-nos esta presença e permanência."
"As principais disposições para receber o Espírito Santo são quatro:
- desejá-lo e invocá-lo com fervorosa e perseverante oração.
- libertar o coração de todo o afeto que não se dirige para Deus.
- humilhar-se e reconhecer o nosso nada e a necessidade que temos do Divino Mestre.
- prometer-lhe obediência e preparar-se para fazer e sofrer tudo o que agradar a Deus; para que Ele esteja em nós e seja por nós glorificado no tempo e na eternidade."
"Eis os meios principais para que o Espírito Santo habite em nós:
- abandono com docilidade à sua conduta;
- não resistir à luz interior das suas inspirações, mas aceitá-las;
- nunca permitir que as criaturas ocupem sequer uma pequena parte do nosso coração que é o seu templo.
- aproveitar as ocasiões para praticar as virtudes e fazer obras com santo fervor;
- alimentar um fervoroso e constante espírito de oração;
- conservar sempre acesa no coração a chama do amor celestial."
"Deveres que temos para com o Amor Eterno:
- procurar conhecê-lo melhor;
- adorá-lo – agradecê-lo - amá-lo;
- nunca o entristecer – rezar a ele continuamente."
"O Espírito Santo é o Deus de todos; veio, vem e sobrevém para todos a fim que todos não só o conheçam, mas ainda o recebam em si, e sejam cheios dos seus preciosos dons."
"O mistério de Pentecostes é um mistério permanente; o Espírito continua a vir sobre todas as almas que verdadeiramente o desejam."
"Não foi somente sobre os Apóstolos que desceu o Espírito Santo, como mostrou também por meio de sucessivas aparições nos dias que se seguiram a Pentecostes, mas vem para todos os fiéis, em todos os lugares, em qualquer idade, basta que o queiram, que O invoquem, e lhe dêem lugar no próprio coração."
"A solenidade de Pentecostes não é uma simples comemoração de tão grande mistério: é o verdadeiro renovamento porque o mesmo Espírito que visivelmente desceu sobre Igreja nascente, continua a descer invisivelmente sobre os fiéis para acender nos seus corações o fogo do divino Amor."
"No dia de Pentecostes, o Espírito Santo desce como Santificador, e requer um forte desapego dos bens terrenos, como Mestre, portanto escuta-O na solidão, no recolhimento, e como Consolador, mas por isso deves renunciar a tudo o que não é de Deus."
"A vinda do Espírito Santo no Cenáculo foi como o beijo da reconciliação dado por Deus à humanidade, redimida com o Sangue de Jesus Cristo."
"Se o «Vem», aquele abençoado «Vem» que a partir do Cenáculo a santa Igreja não cessou nunca de repetir, se tornasse tão popular com o «Ave»!"
"O que é que pode faltar à alma que pode dizer ao Espírito: «Vem»?"
"Vem! Quer dizer: concede-Te as nós mesmos, ó Espírito Santo: dá – Te a nós! Com o «vem» pedimos mais que uma graça, antes a Fonte das Graças; pedimos o eterno Amor, pedimos Deus! Vem!

Às vezes a devoção ao Espírito Santo não é bem compreendida e poderia haver quem por um «Veni» ou sete «Pater» rezados todos os dias ao Espírito Santo, acredita ser seu devoto, enquanto entretanto não se preocupam de o entristecer levando uma vida tíbia e pecaminosa."

O Cenáculo



O Retorno ao Cenáculo, grande sonho do coração da Beata Elena Guerra, Apóstola do Espírito Santo, é hoje, o início de uma realidade no Brasil. Espalhou-se muito, na Renovação Carismática Católica, o nome “CENÁCULO” a encontros realizados por seus membros onde se valoriza de uma forma especial a Eucaristia, a pessoa do Espírito Santo e seus carismas.
Adotou-se este termo para identificar a natureza das reuniões de seus membros que, como em Pentecostes, buscam uma experiência pessoal de encontro com Deus na pessoa do Espírito Santo.
O Cenáculo é compreendido, hoje, também como um Grupo de Oração que tem sua reunião semanal de oração e reflexão e meditação da Palavra. Às vezes é entendido como um retiro num final de semana com experiências de orações ou até uma concentração de pessoas. Mas o sentido é sempre o mesmo: viver a mesma experiência que os primeiros cristãos tiveram no Cenáculo de Jerusalém, onde Cristo os convocou para dar-Se a eles no Pão e Vinho Consagrados e batizá-los no Espírito Santo.
O CENÁCULO era “uma grande sala guarnecida de almofadas” (Mc. 14,15) onde Jesus instituiu a Eucaristia e o Sacerdócio e envio o Espírito sobre os apóstolos reunidos com Maria em oração. Retornar ao Cenáculo, grande sonho da Beata Elena Guerra, significa voltar a espiritualidade fundante da Igreja que nascia sob o impulso do Espírito do Cristo Ressuscitado.
As experiências fundamentais da fé apostólica se deram no Cenáculo:

· No Cenáculo Jesus rezou: “Pai que todos sejam Um” (Jo 17,21).
· No Cenáculo Jesus deu por Testamento seu Mandamento Novo do Amar muito e a todos.
· No Cenáculo Jesus instituiu o Sacramento da Reconciliação.
· No Cenáculo São Pedro tomou a iniciativa de eleger um substituto do traidor Judas, este foi Matias.
· No Cenáculo os Apóstolos, antes de Pentecostes, “todos, com um só coração, permaneceram assíduos à oração, com Maria, mãe de Jesus” (At 1,14).
· No Cenáculo os Apóstolos, ficaram cheios do Espírito Santo... (At 2,14).
· No Cenáculo os discípulos foram formados para o martírio. Formados na Humildade, para o serviço: lava pés!
· No Cenáculo foram gerados na Comunhão e para a Comunhão.
· No Cenáculo foi o lugar da primeira Igreja cristã. A casa mãe dos cristãos!
· Em Jerusalém se reuniu o primeiro CENÁCULO.

Para as almas eucarísticas o CENÁCULO é o centro de nossa espiritualidade em razão da Instituição da Eucaristia e torna-se um modelo de um estilo de vida de nossa vocação eucarística. O mesmo se dá para as almas que almejam viver sua vida no Espírito.
A palavra CENÁCULO não aparece nos escritos do Novo Testamento. É derivada de coena que significa alimento. Caenaculum, sala de jantar, quarto do andar superior. Designa o lugar onde Jesus e seus discípulos celebravam a última refeição pascal antes de sua morte (Mt 26,17-16; Mc 14,14-15; Lc 1,13-14).

Devemos conhecer e desejar viver neste lugar onde Deus se dá a nós (Eucaristia e Espírito). Deus em toda sua Bondade. Deus que habita entre nós, o Deus bom e não um Deus distante.

Cenáculo, o lugar escolhido por Deus para ser Casa dos Dons de Deus...
... Lugar onde Jesus nos revelou o amor serviço através do gesto do lava-pés e pela palavra durante um longo discurso onde instituiu na unidade.
... Lugar onde os discípulos se reuniam e onde ele apareceu vivo. A reunião fraterna fez crescer o amor.
... Lugar de reunião, de louvor e oração com Maria.
... Lugar de transfiguração pelo Dom do Espírito Santo.
... Lugar de comunhão fraterna.
... Lugar do exercício da Missão e do Envio.


O “espírito do CENÁCULO” conserva os valores essenciais da Santa Igreja. Para deles usufruirmos basta fazer o que indica a Beata Elena: “Aquela unânime caridade, que do coração dos apóstolos e dos outros reunidos no Cenáculo fez como um só coração, é a disposição mais necessária para poder obter as preciosas efusões do Espírito Santo”. Obtendo as efusões do Espírito a alma recolhe todos os dons que Deus nos dá no Cenáculo.
Como a beata Elena Guerra, devemos fazer de tudo para fazer da Igreja um Cenáculo Universal e para lá conduzir às almas que queiram se matricular na Escola da Eucaristia e viver sua vida nova no Espírito.

Uma vida centrada sobre a Eucaristia tem que se espelhar na experiência do CENÁCULO . Como não se ama o que não se conhece, o CENÁCULO é um convite a formar autênticos apóstolos a fim de que Jesus Eucarístico e o Espírito Santo sejam conhecidos, amados, adorados e glorificados.


ORAÇÕES
Ó Deus de bondade, que Vos comprazeis por Vossa Misericórdia, socorrer as necessidades de Vosso povo em atenção aos méritos dos justos, concedei-nos, por intermédio de Vossa serva Beata Elena Guerra, “Apóstola do Espírito Santo dos tempos modernos”, as graças que Vos pedimos (...). Pois, ela Vos foi fiel em sua caminhada no mundo, trabalhando incansavelmente para ver os cristãos tomando consciência da presença e ação do Espírito Santo em suas vidas, em favor da “renovação da face da terra”. Fazei que, para Vossa maior glória e proveito dos fiéis, ela seja glorificada na terra com as honras da Canonização. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Beata Elena Guerra, intercedei por nós, para que o Novo Pentecostes renove a Igreja, nossos corações e o mundo!
Ó vinde Espírito Criador
Ó vinde Espírito Criador, as nossas almas visitai
e enchei os nossos corações com os vossos dons celestiais.
Vós sois chamado o intercessor do Deus excelso, o dom sem par,
A fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.
Sois doador dos sete dons, e sois poder na mão do Pai,
Por ele prometido a nós, por nós seus efeitos proclamai.
A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor,
Nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.
Nosso inimigo repeli, e concedi-nos a paz;
Se pela graça nos guiai, o mal deixamos para trás.
Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer.
Que procedeis do seu amor fazei-nos sempre firmes crer.
(Hrabamus Maurus, +856)
Ato de União
Senhor Jesus, derrama o teu Espírito à minha alma: batiza-me mais uma vez no teu sangue, associa-me à tua oblação eucarística no tabernáculo e enriquece-me de graças sempre maiores, sobretudo infundi-me o dom da oração verdadeira e perseverante.
Doa-me um coração novo, purificado pelo Vosso Amor, onde os afetos Vos sejam agradáveis: visita, Senhor, este meu pobre coração e transforma-o em um vaso de eleição.
Corrige as minhas intenções, para que não sejam viciosas ou muito humana, e faz que as minhas ações sejam conforme à Vossa vontade.
Torna-me semelhante a Vós na paciência, para que eu suporte os sofrimentos e as dificuldades junto de Vós.
Faz que eu fale Senhor, agindo conforme o Vosso Espírito: que as minhas palavras Vos glorifiquem e sejam úteis ao bem espiritual do meu próximo.
Entrego, enfim, a Vós, todo o meu ser, para que, mediante o Vosso Espírito, o plasme, o renove, o transforme, configurando-o plenamente a Vós.
Ó Divino Espírito, que descestes com a abundância dos teus dons sobre a primeira comunidade reunida no dia de Pentecostes entre os muros do Cenáculo, eis diante de Vós estas pequenas servas oblatas que Vos suplicam que se renove sobre elas o mesmo que realizastes naquele dia memorável. Nós nos consagramos a Vós, oferecendo-te a nossa mente, a nossa vontade e o nosso coração.
Que a Vossa luz ilumine as nossas mentes, para que procuremos sempre a verdade, e não nos deixemos transviar por falsos profetas. Que a Vossa graça rejuvenesça as nossas vontades e as torne capazes de resistir às insídias do demônio e da corrupção; que os teus dons nos transformem em Apóstolos com a Palavra e com o exemplo.
Ó Divino Espírito, reaviva em nós os prodígios da graça que se realizaram na primeira comunidade cristã; transforma-nos em hóstias viventes, e faz que vivendo em Vós, ofereçamos nossas vidas em oblação e sacrifício pela santificação e fidelidade de todos os Ministros Ordenados e levemos à Igreja e a Cristo Redentor àqueles que nos rodeiam,  contribuindo assim ao plano maravilhoso da salvação da humanidade que em Pentecostes teve os primeiros frutos. Amém!

Crisma Espiritual

Vem ó Espírito Santo
Vem ó Doce Hóspede da alma,
Vem a mim que te chamo com o mais vivo desejo,
Vem com a tua luz de paraíso,
Vem com a plenitude dos teus dons,
Vem e estabelece em mim, a tua morada para sempre.
Oferta Diária
Te ofereço, ó Divino Espírito Santo, a oração de Maria e dos Apóstolos no Cenáculo, e a esta uno a minha, para que se realize em mim, na Igreja e no mundo, um Novo Pentecostes de Amor!
Maria, Virgem do Cenáculo, Rogai por nós!
Beata Elena Guerra, rogai por nós!

Que tudo em mim seja amor...

Que a fé seja o amor que crê,
Que a esperança seja o amor que espera,
Que a adoração seja o amor que se prosta,
Que a oração seja o amor que te encontra,
Que o cansaço seja o amor que trabalha,
Que a mortificação seja o amor que se imola,
Que somente o teu amor ó Deus, dirija os meus pensamentos,
as minhas palavras e as minhas obras.

Oração ao Espírito por intercessão de Elena Guerra

O adorável Espírito de Deus, que se manifestastes à Beata Elena Guerra com a abundância de teus dons e carismas, e lhe confiou o perene renovar-se de teu Pentecostes, pela docilidade e fidelidade à missão a ela confiada, nós te pedimos de torná-la ainda hoje testemunha do teu amor no escutar nossa oração por...Reaviva, ó Deus Consolador, a nossa fé e a nossa esperança a fim que possamos caminhar com serena coragem, rumo ao encontro definitivo. Amém!

Veni Spiritus

Ó Divino Espírito, que pela Igreja sois chamado Criador, não somente porque és em relação a nós, criaturas; mas também, porque movendo nas nossas almas, santos pensamentos e afetos, criais em nós aquela santidade que é obra Vossa!
Venha também sobre nós a Vossa benéfica virtude, e enquanto nós Vos honrarmos com este devoto exercício, digne-se de visitar-Nos com a Tua Divina Luz a nossa mente, e com suprema graça o nosso coração, para que as nossas orações subam agradáveis a Vós, e do Céu, desça sobre nós a abundancia das Vossas divinas misericórdias. Amém!

Renascer

Peço-te, ó Jesus, de renascer, mas de renascer do alto.
Peço-te rebatizar-me e renovar-me no teu Espírito...
Ele seja sempre a inspiração dos meus pensamentos,
o estímulo da minha vontade, o centro dos meus afetos,
O guia das minhas palavras, o sustento da minha esperança,
O motivo e o fim de minhas ações, o amigo do meu coração,
O companheiro da vida, o meu conforto na morte,
O meu tesouro para a eternidade...
Que a minha vida seja um incessante renascer e crescer no Espírito.

Rosário do Espírito Santo

Ao Espírito Santo por intercessão da Beata Elena Guerra

Ó adorável Espírito de Deus, que foste comunicado à Beata Elena com a abundância dos teus dons e lhe confiou a mensagem do perene renovar-se de teu Pentecoste, pela docilidade e fidelidade à missão a ela confiada, te pedimos de torná-la ainda hoje testemunha do teu amor no escutar a nossa oração por...
Reaviva, ó Deus Consolador, a nossa fé e a nossa esperança a fim que possamos caminhar com serena coragem rumo ao encontro definitivo. Amém.
Beata Elena Guerra, rogai por nós.
Início:
Vinde ó Deus em meu auxílio. Socorrei-me sem demora. - Gloria ao Pai... Como era no princípio...Amém.

Em cada mistério:
Pede-se um Dom do Espírito, repete-se 7 vezes: - Pai santo, no nome de Jesus, manda o Teu Espírito para renovar o mundo!

Conclui-se com:
Ó Maria, que por obra do Espírito santo, concebestes o Salvador, roga por nós!

Os sete Mistérios invocando os sete dons do Espírito

1. Vem, ó Espírito de sabedoria, desapega-nos das coisas da terra e infunde em nós o amor e o gosto pelas coisas do céu. - Pai santo...

2. Vem, Ó Espírito de inteligência, ilumina a nossa mente com a luz da tua eterna verdade e a enriquece de santos pensamentos. - Pai santo...

3. Vem, ó Espírito de conselho, faz-nos dóceis as tuas inspirações e guia-nos na via da salvação. - Pai santo...

4. Vem, ó Espírito de fortaleza, e dá-nos a força, constância e vitória nas batalhas contra os nossos inimigos espirituais. - Pai santo...

5. Vem, ó Espírito de ciência, seja o mestre de nossas almas e ajuda-nos a colocar em prática os seus ensinamentos. - Pai santo...

6. Vem, ó Espírito de piedade, vem habitar nos nossos corações para possuir e santificar todos os nossos afetos. - Pai santo...

7. Vem, ó Espírito de temor de Deus, reina sobre a nossa vontade e faz que sejamos sempre dispostos a sofrer todos os males, antes que pecar. - Pai santo...

Invocação a Maria
Ó puríssima virgem Maria, que em tua imaculada conceição, foste constituída pelo Espírito Santo em tabernáculo eleito da Divindade. Roga por nós:
R.: Para que o Paráclito venha logo a renovar a face da terra. Ave Maria...

Ó puríssima virgem Maria, que no mistério da encarnação foste constituída verdadeiramente Mãe de Deus. Roga por nós:
R.: Para que o Paráclito... Ave Maria...

Ó puríssima virgem Maria que perseverando em oração no cenáculo com os apóstolos, foste Abundantemente inflamada pelo Espírito Santo. Roga por nós:
R.: Para que o Paráclito... Ave Maria...

Oração final
Venha sobre nós o teu Espírito, Senhor, transforme-nos interiormente com seus dons: criai em nós um novo coração, para que, possamos agradar-te e conformar-nos à tua santa vontade. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário